quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Floresta Amazônica Fauna e Flora

Floresta Amazônica Fauna e Flora

A floresta amazônica é a maior reserva ambiental do mundo e fica situada ao norte da América do sul, essa floresta tem sua extensão em aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados e se espalha por territórios do Brasil, Venezuela, Peru, Colômbia, Equador, Bolívia, Guiana e Guiana francesa, mas de todos os países citados a maior parte dela está mesmo no Brasil, como é um local de biodiversidade foi apelidada de “pulmão do mundo”.
Essa se trata de uma floresta totalmente fechada por conter árvores que ficam muito próximas umas das outras, o solo da floresta não é muito rico porque nele só tem uma pequena e fina camada de nutrientes, que existem graças a folhas secas e decomposição de animais mortos. Um dos orgulhos da floresta Amazônica é que quase tudo o que é produzido por ela é aproveitado de forma eficiente, devido à grande quantidade de chuvas o desenvolvimento da mata é perfeito.
Como as árvores da floresta crescem muito próximas acabam por não deixar as vegetações rasteiras crescerem em quantidades maiores, isso ocorre devido à falta de raios solares diretamente no solo e se isso não acontece essas vegetações não conseguem se desenvolver, o mesmo vale para os animais.
A maioria dos animais que vivem nesta floresta não habitam o chão e sim árvores e normalmente são espécies pequenas como cobras, macacos, tucanos, pica-paus, morcegos roedores e muitos outros, conhecidos como animais filhos da Amazônia.
O clima encontrado na região da floresta é equatorial, porque ela fica situada próxima a linha do equador, desta maneira é possível que faça calor durante o dia e chuva a noite, normalmente as temperaturas são sempre elevadas com pouco perigo de frio.
O maior problema vivido na floresta Amazônica é a ganância de algumas pessoas, elas situam suas madeireiras por volta de toda a floresta e devastam para vender troncos de árvores nobres que podem ter milhares de anos, e também a fazendeiros que provocam queimadas em diversos lugares para estender suas áreas de cultivo, principalmente a soja, esses dois problemas preocupam tanto cientistas como ambientalistas, pois desta maneira podem causar o desequilíbrio no ecossistema da área colocando a floresta em risco.
Outro ponto que devemos olhar com atenção é o problema da biopirataria, cientistas estrangeiros que vêm de outros países, entram na floresta e pegam amostras de plantas ou espécies de animais, levando-as para seus países estudando e desenvolvendo substâncias as quais são registradas em seus nomes e desta maneira o Brasil tem de pagar para usar produtos que saem de seu próprio solo.
Há pouco tempo foi descoberto ouro em rios da região principalmente no estado do Pará, e vários rios estão sendo contaminados, os garimpeiros usam a substância mercúrio para conseguir encontrar ouro e isso está matando os peixes e prejudicando índios que vivem na região, pois eles dependem da água para beber e os peixes para comer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário